Conceito
O servidor web Apache HTTP é em muitos aspectos, o servidor mais usado para os serviços HTTP de uso geral. Por meio de seu grande número de módulos, ele fornece suporte flexível para servidores proxy, reescrita de URL, e controle de acesso granular. Além disso, os desenvolvedores web costumam escolher o Apache para o seu apoio de scripting do lado do servidor usando CGI, FastCGI e intérpretes embutidos. Esses recursos facilitam a execução rápida e eficiente de código dinâmico. Embora existam várias alternativas importantes para Apache, mesmo dentro dos limites do open source, a amplitude de uso Apache é único.
O extraordinário grau de flexibilidade proporcionada pelo Apache não vem sem algum custo; este assume principalmente a forma de uma estrutura de configuração que é, por vezes, confuso e muitas vezes complicado. Por esta razão, nós criamos esse documento e uma série de outros guias que procuram abordar esta complexidade e explorar algumas funcionalidades mais avançadas e opcional do Apache HTTP Sever.
Vamos ao que interessa. Esse passo a passo assumi que você já tenha um distribuição Linux rodando, Apache já instalado com êxito, e ter registrado em uma sessão shell com acesso root.