blog_bidela_issabel_trunk_01

Issabel – Configurando Receber Ligação Externa (Inbound)

Configuração para Recebendo Ligação Externa (Inbound) Issabel

Na postagem anterior configuramos uma Extensão. A Extensão que funciona basicamente com um ramal.

A configuração da rota de entrada tem como principal função receber ligação externa tanto de outro ramal VOIP ou Ligações de outras operadores ou serviço VOIP, no caso para poder receber ligação de um número de telefone fixo, celular ou de outro telefone VOIP, você deverá adquirir um número virtual que funcionará como seu número local ou número fixo por assim bem dizer. Esse número pode ser adquirido com seu provedor VOIP.

Essa postagem foi configurada depois do post Extensions (Ramais) devido a necessidade de um ramal para direcionarmos as ligações de entrada que passa pelo trunkl. Podemos realizar várias configurações para as rotas de entrada, entretanto, no final sempre iremos precisar de um ramal para concluir um recebimento.

Ao me ver uma Inboand é uma das configurações mais fáceis de se realizar em nosso sistema de PBXDigital Issabel.

Seguindo o protocolo para levantar nosso sistema de telefonia baseado em VOIP.

No menu a direita clique em /PBX/PBX Configuration

Será exibida o menu de configuração do PBX.

 

Clique em Inbound Call Control/Inbound Routes e os conjuntos de campos para configurar o Add Incoming Route serão exbidos:

Add Incoming Route

O Primeiro Conjunto – Add Incoming Route

Description: in_defaultRoute <nome da rota de entrada>
DID Number: 200200 <usuário fornecido pelo seu provedor> – Esse campo é legal ser preenchido caso contrário irá receber ligação de qualquer remetente. Além disso, aqui é onde realizamos podemos criar as regras de entrada, na verdade é uma das inúmeras possibilidades.

O Segundo Conjunto – Options

Sem alteração nesse conjunto.

O Terceiro Conjunto – Privacy

Sem alteração nesse conjunto.

O Quarto Conjunto – Language

Sem alteração nesse conjunto. Vamos deixar o padrão do sistema.

O Quinto Conjunto – Call Recording

Sem alteração nesse conjunto. Vamos deixar o padrão do sistema. Deixando essa configuração como Allow, permitimos a gravação para todas a ligações que entram por essa rota, assim podemos controlar o controle de gravação de chamada nas extensões.

O Sexto Conjunto – Detect Faxes

Sem alteração nesse conjunto. Vamos deixar o padrão do sistema.

Essa opção se for configurado Yes todas as entradas de ligação que vier nessa rota vai ser enviado um sinal de fax para i interlocutor. Mas adiante mostrarei como realizar uma opção de sinal de fax utilizando o IVR.

O Sétimo Conjunto – CID Lookup Source

Sem alteração nesse conjunto. Vamos deixar o padrão do sistema.

O Oitavo Conjunto – Source

É aqui que nosso proposito acontece. No primeiro campo vamos escolher o destino (Extensions) e nosso segundo, o ramal que as ligações serão destinadas. Com isso todas as ligações que chegarem nessa rota de entrada tocará nesse ramal, é nesse campo que configuramos o ramal (extensions) para receber as ligações de determinados trunks, será o ramal base, ramal default.

Clique em Subimit e aplique as configurações. Lembrando que para receber ligações você tem que ter um plano com numero validado. Tipo um número fixo. Geralmente os provedores de VOIP tem esse serviço como um opcional que é alguns valores a mais.

Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.

No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.

Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.

Deixe uma resposta