Configurando o SGDB Mysql À Aceitar Acesso Remoto
Uma das funções mais extraordinária na informática é a possibilidade de podermos realizar certas operações sem a necessidade de estar fisicamente no local do servidor. Um ambiente remoto é essencial para que isso ocorra, porém, quando optamos por conceder tal acesso algumas considerações tem que ser levado em conta e Segurança é uma delas. Com tudo esse não é foco de Post. Eu toquei nesse ponto porque para realizarmos a liberação de acesso, que por segurança vem desabilitado, temos que realizar certas alterações no arquivo my.cnf do Mysql, e conceder algumas permissões para a conta de usuário que terá essa permissão.
Para esse postagem estamos utilizando o OS Debian 8 (Jessie) 64bit em ambiente virtualizado.
Mão na Massa!
Com seu editor de texto preferido, acesse o seguinte arquivo my.cnf em seu servidor que está instalado o Mysql. Lembre-se que para editar esse arquivos, você você tem que está logado com o root, ou qualquer usuário com permissão administrativa no host.
Os comando deve ser realizado com um usuário root ou com acesso administrativo no servidor.
vim /etc/mysql/my.cnf
Procure a seguinte campo bind-address e altere o IP para 0.0.0.0
Caso esteja usando o vim como editor de texto você pode realizar uma busca, caso esteja em modo de inserir ou substituição use a tecla “ESC” do teclado para entrar em modo padrão “VIM”, com o seguinte comando tecla “/” ficando assim: /bind-
padrão: bind-address = 127.0.0.1 alterado: bind-address = 0.0.0.0
No meu caso essa a palavra estava na linha 47 do arquivo.
Aplicando As Configurações
Reinicie o serviço do MySQL
service mysql restart
O Próximo passo e conceder as permissões para o usuário. Para isso lei a seguinte postagem: Gerenciando User Mysql
Até mais.