Teampass - BlogBidela Tutoriais

TeamPass – Introdução

Gerenciador Senhas Corporativo

Etapa 01 / Capítulo 01 – Introdução

Índice:

O que me motivou a usar?

blog.BidelaTeamPassNossa equipe de infraestrutura armazenava senha e contas de serviços, na sua maioria contas administrativa, em planilha de Excel ou arquivos txt, isso quando lembrávamos de atualizar esses documentos, porque os novos serviços que vinham sendo implementados com seus devidos usuários e senhas, na maioria das vez, ficavam armazenados em nossas próprias estações de trabalho na empresa. Como é notório, essa “gerência” não era nada dinâmica, segura ou funcional.

Para iniciar uma tratativa para esse problema, comecei a garimpar a internet atrás de um software para gerenciar senhas. Em uma pesquisa rápida alguns nomes foram apresentados F-Secure Key,  Keeper Password & Data Vault, KeePass e LastPass e outros, mas nenhum deles tinham os recursos necessários para gerenciar um ambiente grande e complexo, com acesso a vários usuários e serviços, bem parecido com o ambiente que presto atendimento.

Então encontrei o TeamPass em um site gringo, li sobre a ferramenta e me interessei . Continuando minha busca na internet, só que agora buscando por TeamPass, encontrei o Blog o Guto Carvalho, lendo o seu texto deu pra ter uma ideia mais macro sobre o software, e parecia atender nossas necessidades. Baixei o pacote de instalação e comecei a pesquisar como instalar, configurar e manusear para poder testar o produto.

Realizando a instalação é perceptível que essa ferramenta deveria estar operando nas grandes infraestrutura de TI, não só TI. Acho que toda organização que tem um razoável número de colaboradores, onde os setores trabalham com senhas de serviços compartilhadas ou não deveriam possuir um gerenciador de senhas. O TeamPass tem sua facilidade na instalação, manuseio e o principal, segurança, e evidente que para instala-lo tem que ter um mínimo de conhecimento em algumas aplicações, mas não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

A gerência de usuários e diretórios são impecáveis. O modo que a segurança é distribuída é altamente funcional.

Blog do Guto Carvalho tem uma explanação mais detalhada sobre o assunto;

Vamos da seguinte maneira, em uma tentativa de realizar um manual usual do TeamPass.

Iremos dividir cada processo por etapas:

Só lembrando que esse documento está sendo realizado junto com uma instalação na integra. Em todos os modos aqui descrito estão sendo testado e validado na produção.

Toda ajuda é bem vinda, então pra aqueles que querem colaborar, fiquem a vontade.

Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.

No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.

Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.

Deixe uma resposta