blog_bidela_issabel_trunk_01

Issabel – Configurando Fazer Ligação Externa (Outbound) VOIP

Na postagem anterior configuramos uma Extensão. A Extensão que funciona basicamente com um ramal e esse por sua vez faz e recebe ligação entre os ramais que fazem parte do mesmo PBX, há não ser que tenham feito alguma configuração que restrinja algum ramal de fazer ou receber ligação entre eles.

Mas para realizar uma chamada externa temos que configurar a rota de saída.

bb_logoIssabelPBX_150x150

A configuração da rota de saída tem como principal função realizar ligações externa, essas ligações podem ser para um número de telefone fixo, celular ou de outro telefone VOIP. Ao contrário da rota de entrada, que nos obriga a realizar uma aquisição de um número virtual DID para receber ligações, para realizarmos ligações, basta ter um provedor do serviço VOIP com plano de ligação e ter um cliente configurado para a ação.

Essa postagem foi configurada depois do post Extensions (Ramais). Para que uma ligação tenha efeito alguns passos terão que ser feitos.

  • Uma extensão configurada;
  • Um cliente que recebera essa extensão:
    • Computador – Softwarephone;
    • Um smartphone ou tablete – instalar o app compatível para ligações voip;
    • Ou um IPPhone.
  • Uma conta VOIP ativa.

Ao meu ver, uma Outboand é uma das configurações mais difíceis de se realizar em nosso sistema de PBX Digital Issabel. Na verdade, não é difícil, só um pouco mais complicada. O que faz essa configuração reter mais nossa atenção é o campo Dial Patterns. Veja essa postagem que explico de uma forma bem simplificada, pois na internet encontramos muito tutoriais ensinando a configurar esse campo, porém, não explicam como esse campo funciona e entender como ele funciona é primordial para uma configuração personalizada e com regras bem definidas.

Seguindo o protocolo para levantar nosso sistema de telefonia baseado em VOIP.

No menu a esquerda clique em /PBX/PBX Configuration

Será exibida o menu de configuração do PBX. 

Clique em Basic/Outbound Routes e os conjuntos de campos para configurar o Add Route serão exbidos:

Add Route

O Primeiro Conjunto – Route Settings

Route Name: rotaSaidaDefault <nome da rota de entrada>
Route CID: 552120 <novo CID substituição> – O número inserido aqui substituirá o número que aparecerá na tela do telefone chamado.

Mais detalhes sobre Route CID: CID opcional a ser utilizado na rota, opcional a ser usado para esta rota. Se definido, isso substituirá todos os CIDS especificados, exceto:

  • Extensão/dispositivo CIDs DE EMERGÊNCIA se esta rota for verificada como uma rota de EMERGÊNCIA,
  • CID do tronco se o tronco estiver definido para forçar seu CID,
  • CIDs de chamadas encaminhadas (CF, Siga-me, Grupos de toques, etc.),
  • CIDs de extensão/usuário, se marcado.

Override ExtensionI: Se marcado, o CID de saída da extensão será ignorado em favor desse CID. O CID de emergência do ramal ainda será usado se a rota for uma rota de emergência e o ramal tiver um CID de emergência definido.

Route Password: Opcional: Uma rota pode solicitar aos usuários uma senha antes de permitir o andamento das chamadas. Isso é útil para restringir chamadas para destinos internacionais ou números de 1-900.
Uma senha numérica ou o caminho para um arquivo de senha autenticação pode ser usado.
Deixe esse campo em branco para não solicitar a senha.

Route Type:
Emergency ou Infra
Opção Emergency: Se selecionada se aplicará o uso da configuração de CID de emergência de um dispositivo (se definido). Selecione esta opção se esta rota for usada para discagem de emergência (ou seja: 911).
Opção Intra-Company: se selecionada tratará essa rota como uma conexão intra-empresa, preservando as informações internas do CallerID em vez do CID de saída do ramal ou do tronco.

Music On Hold?:
Você pode escolher qual categoria de música usar. Por exemplo, escolha um tipo apropriado para um país de destino que possa ter anúncios no idioma apropriado.

Time Group:
Se essa rota só estiver disponível durante determinados horários, selecione um grupo de horas criado em Grupos de horas. A rota será ignorada fora dos horários especificados nesse grupo de horas. Se deixado como padrão da Rota permanente, estará sempre disponível.

Route Position: <antes ou depois das rotas selecionadas>
Onde inserir essa rota ou realocá-la em relação às outras rotas.

 

O Segundo Conjunto – Additional Settings

PIN Set:
Opcional: Selecione um PIN definido para usar. Se estiver usando esta opção, deixe o campo Senha da rota em branco.

Call Recording:
Controla ou substitui o comportamento de gravação de chamadas que entram neste DID. A permissão respeitará as configurações normais de gravação de chamadas a jusante. Gravar ao atender inicia a gravação quando a chamada seria gravada, ignorando as configurações que dizem o contrário. Gravar imediatamente começará a gravar imediatamente, capturando toques, anúncios, MoH, etc. Nunca desabilitará a gravação, independentemente das configurações posteriores.

O Terceiro Conjunto – Dial Patterns That Will Use This Route

No primeiro conjunto eu inseri “X.”, isso significa que qual número discado. Sairá por essa rota. Essa rota aceitará qualquer número discado. Insira esse X. no mesmo local que eu inseri.

Devido a complexidade desse campo, tem uma postagem só falando sobre ele. Aqui, caso haja a necessidade de realizar regras de discagem mais especifica. É altamente recomendado que esse post seja lido.

O Quarto Conjunto – Trunk Sequence for Matched Routes

No campo “0” escolha o tronco que já configuramos.

O Quinto Conjunto – Optional Destination on Congestion

Caso ocorra algum congestionamento na rota de saída, podemos escolhes as ações qie poderão ser tomadas.

Clique em Subimit e aplique as configurações. Tente discar para algum número fixo ou celular para validarmos nossa configuração.

Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.

No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.

Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.

 

Deixe uma resposta