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Issabel – Configurando Ramais Entrada VOIP

Issabel – Configurando Ramais Entrada

Na postagem anterior configuramos um tronco. Troncos ou Trunks e o recurso que possibilita a comunicação do nosso servidor de serviço VOIP com o provedor de serviço contratado. Nessa etapa iremos configurar uma Extensão (funciona basicamente com um ramal, o nosso cliente VOIP) para fazermos e recebermos ligações, ouvir nossa caixa postal entre outros recursos.

Configurando o Ramal (Extensions)

Seguindo o protocolo para levantar nosso sistema de telefonia baseado em VOIP.

No menu a direita clique em /PBX/PBX Configuration

Será exibida o menu de configuração do PBX.

 

Clique em Basic/Extensions a seguinte janela será exibida.

Como vamos trabalhar com o protocolo SIP; em Device vamos escolher a opção Generic SIP Device e clique em Submit

Teremos nessa tela as opções para configuramos os parâmetros. Não vamos entrar em detalhes de cada campo, pois isso não é um manual e sim um passo a passo para colocar seu ramal VOIP para funcionar. No momento vamos nos atentar para os campos que irei alterar e esse eu mencionarei aqui.

O Primeiro conjunto campo é –Add Extension

User Extension: o número de cadastro do ramal, o número que usaremos para discar um certo ramal.
Display Name: o texto escrito nesse campo será exibido quando receber ligação desse ramal.

O Segundo conjunto de campo é –Extensions Options

Ring Time: Tempo que o ramal irá tocar para uma chamada antes de realizar sua a próxima ação (encaminhar chamado, modo de espera, caixa posta entre outras inúmeras possibilidades de configuração). Por padrão o ramal irá trocar por 10 segundos, eu alterei para 1 minuto ou 60 segundos.

O terceiro conjunto de campos é –Assigned DID/CID

Nesse conjunto campo nada será alterado.

O quarto conjunto de campos é –Device Options

Secret: Essa é a frase secreta que iremos usar para conectar nosso aparelho cliente VOIP, no caso um aparelho como smartphone, PhoneIP, Tablete, Computador. Por padrão o sistema já preenche com uma frase secreta bem complexa, mas você pode alterar a senha para algo de sua escolha. Mas caso se sistema Voip permitir acesso externo é interessante deixar uma senha bem forte para os ramais.

O quinto conjunto de campos é – Dictation Services

Nesse conjunto campo nada será alterado.

O sexto conjunto de campos é –Language Code

Nesse conjunto campo nada será alterado. Caso queira personalizar um idioma diferente para cada ramal aqui que poderá ser exibido o código do país. Caso tenha um cliente na França, outro na Espanha é aqui que personalizamos o idioma “fr” e “sp” simultaneamente.

O sétimo conjunto de campos é –Recording Options

Nesses campos vamos tratar como vai se comportar o sistema de gravação das lgações do ramal. É só marcar Always caso deseja que a gravação seja ativa. As opções são gravar ao receber ligação de entrada Externa, ligação de saída externa, ligação de entrada internar (entre ramais) e ligação de saída interna (entre ramais). Escolhendo a função On Demand Recording a gravação será realizada sempre que possível.

O oitavo conjunto de campos é –Voicemail

Status: Enable – Caso deseje que sua caixa postal seja ativada.
Voicemail password: fabio.couto@seudominio – email que será enviado o alerta de envio de nova caixa postal;
Email Attachment: yes – para que o arquivo da mensagem recebida seja enviado por email como anexo;
Play CID: yes – para que o telefone seja informado por voz;
Paly Envelope: yes – para que as informações de cabeçalho seja informado por voz.

 

O nono conjunto de campos é –VmX Locater


Nesse conjunto campo nada será alterado. Mais adiante falaremos sobre essa opção.

O décimo conjunto de campos é –Optional Destinations

Nesse conjunto campo nada será alterado. Mais adiante falaremos sobre essa opção.

Clique em Subimit e o seu ramal estará em funcionamento.

Sega esse procedimento para realizar quantos ramais quiser, claro que a quantidade dependerá de quantidade de memória principal e o poder de processamento de seu servidor Issabel.
 

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