LAMP – Linux, Apache, Mysql e PHP
Seguimos com a instalação do LAMP no terceiro poste LAMP. Nessa postagem iremos abordar a instalação básica do Apache.
Postagens Anteriores:
Introdução:
O servidor Apache (ou Servidor HTTP Apache, em inglês: Apache HTTP Server, ou simplesmente: Apache) é o servidor web livre mais utilizado do mundo. Foi criado em 1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Em uma pesquisa realizada em dezembro de 2007, foi constatado que a utilização do Apache representa cerca de 47.20% dos servidores ativos no mundo. Em maio de 2010, o Apache serviu aproximadamente 54,68% de todos os sites e mais de 66% dos milhões de sites mais movimentados. É a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos.
O servidor é compatível com o protocolo HTTP versão 1.1. Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos — utilizando a API do software.
É disponibilizado em versões para os sistemas Windows, Novell Netware, OS/2 e diversos outros do padrão POSIX (Unix, Linux, FreeBSD, etc.).
- Instalando o Apache2
-
apt-get install apache2
-
Agora acesse o navegador e digite “localhost” ou o ip do seu servidor caso a instalação foi feita em um ambiente remoto, no meu caso, que a instalação foi feita no ambiente local, ficou https://localhost. Você deverá ver uma página como esta:
-
Se esta página apareceu pra você significa que seu Apache foi instalado corretamente e está tudo ok.
- Algumas informações importantes sobre o Apache:
- Diretório default para hospedar paginas e sites no Debian: /var/www
- Arquivo de configuração: /etc/apache2/apache2.conf
- Configurações adicionais são armazenadas nos subdiretórios:
/etc/apache2 /etc/apache2/mods-enabled (para módulos) /etc/apache2/sites-enabled (para virtual hosts) /etc/apache2/conf-enabled
Existe configurações básicas de segurança que tem que ser no arquivo virtualhost. Para mais detalhes consulte o seguinte poste.
Configurando arquivo virtualhost.
Até a próxima.