LAMP – Linux, Apache, Mysql e PHP
Seguimos com a instalação do LAMP no terceiro poste LAMP. Nessa postagem iremos abordar a instalação do PHP e seu módulo para comunicação do Apache.
Postagens Anteriores:
Introdução:
PHP (um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”, originalmente Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. Figura entre as primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP, que também gera a página web a ser visualizada no lado do cliente. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, e além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados somente a web sites. É possível instalar o PHP na maioria dos sistemas operacionais, gratuitamente. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla, WordPress, Magento e o Oscommerce.
Criado por Rasmus Lerdorf em 1995, o PHP tem a produção de sua implementação principal, referência formal da linguagem, mantida por uma organização chamada The PHP Group. O PHP é software livre, licenciado sob a PHP License, uma licença incompatível com a GNU General Public License (GPL) devido a restrições no uso do termo PHP.
Hoje, quando escrevo esse post, o php é a linguagem mais utilizada e popular no mundo. O sistema só vem crescendo e atualmente já tem nativamente a orientação a objeto em sua arquitetura.
- Instalando a versão mais atual do PHP.
apt-get install php
- Agora vamos instalar o módulo PHP para Apache com o seguinte comando:
apt-get install libapache2-mod-php
O módulo Apache do PHP quem é responsável pela comunicação entre o Apache. Por isso devemos reiniciar o Apache para que ele possa carregar o módulo.
service apache2 restart
- Testando e obtendo detalhes sobre nossa instalação do PHP5
Crie o seguinte arquivo:
vim /var/www/html/info.php
Insira este conteúdo:
<?php phpinfo(); ?>
Agora acesse novamente o endereço de seu servidor através do navegador e acrescente /info.php no final. No meu caso ficou assim https://localhost/info.php
Como você pode perceber o PHP está instalado e rodando corretamente. Você pode observar também todos os módulos que estão habilitados no PHP. Note que não temos o MySQL aparecendo nessa tela. próximo passo é integrar todo os sistemas.
Para efeito de manter a organização desse Post, iremos abordar a integração do PHP com Mysql em outro conteúdo. E como um extra também abordaremos a instalação do APCU, que é um dos melhores gerenciadores de cache do PHP, ele é o melhor por vários motivos, mas o principal é por ser um módulo nativo do PHP.
Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.
No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.
Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.