LAMP – Linux, Apache, Mysql e PHP
Seguimos com a instalação do LAMP no 5º Post LAMP. Nessa postagem iremos abordar a instalação e configuração do PhpMyAdmin. Esse software irá nos auxiliar na manutenção das nossas bases de dados Mysql, muito útil para quem não tem intimidade com as queres SQL.
Postagens Anteriores:
- Primeira postagem
- Passo 1 – Instalando Mysql
- Passo 2 – Instalando Apache
- Pass0 3 – Instalando PHP
- Passo 4 – Instalando Módulos PHP Mysql
Introdução
phpMyAdmin é um aplicativo web desenvolvido em PHP para administração do MySQL pela Internet. A partir deste sistema é possível criar e remover bases de dados, criar, remover e alterar tabelas, inserir, remover e editar campos, executar códigos SQL e manipular campos chaves. O phpMyAdmin é muito utilizado por programadores web que muitas vezes necessitam manipular bases de dados. Normalmente, o phpMyAdmin é tratado como uma ferramenta obrigatória em quase todas as hospedagens da web, além de pacotes off-line, como o WAMPServer, XAMPP, EasyPHP e PHP Triad.
Fonte: Wikipédia para mais detalhes.
Instalação
apt-get install phpmyadmin
Será exibido o webserver que ele indicou, no nosso caso o Apache, depois é solicitado que confirme a configuração automática do Mysql:
Web server to reconfigure automatically: <– apache2
Configure database for phpmyadmin with dbconfig-common? <– Yes
Digite uma senha para o usuário root do MySQL quando solicitado.
Quando solicitar uma senha para Aplicação MySQL para phpmyadmin, você pode deixar em branco e então o sistema irá gerar uma senha aleatória; ou você pode digitar uma senha e confirmar a nova senha na sequência.
Após a instalação, você poderá acessar o PhpMyAdmin inserindo no navegador o IP do seu servidor e adicionar no final /phpmyadmin. No meu caso ficou assim: https://localhost/phpmyadmin
A seguinte imagem deverá ser exibida em seu navegador.
É isso! Aqui finalizamos nossa series de postagem sobre o LAMP. Esse poste foi dividido por tópico para facilitar a pesquisa e o filtro nos assuntos. Baixo tem dicas par resolver possíveis erro na instalação
Possíveis erros e soluções
Existe a possibilidade de ocorrerem alguns erros no momento do acesso do banco de dados por aplicações, como o phpmyadmin. O principal deles é o #1698. Veremos a seguir como resolver esse problema.
#1698 – Access denied for user ‘root’@’localhost’
Para corrigir esse erro, execute os seguintes comandos:
#mariadb -u root -p
use mysql;
update user set plugin='' where User='root';
flush privileges;
exit
Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.
No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.
Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.
Obrigado Pela sua Visita!
Fique na Paz e até Breve!