blog-bidela_seguranca_implementando-spf-dkim-dmarc

Gerando E Cadastrando DKIM E Configurando No DNS

Na artigo anterior realizamos, geramos e configuramos nossa SPF no servidor DNS. Agora iremos realizar a instalação do registro DKIM para fecharmos o segundo passo.

Temos alguns passos a serem seguidos.

  • Gerar nossa Public Key;
  • Registrar nossa DKIM com a chave publica em nosso DNS;
  • E testar de a chave ou melhor, o nosso DKIM foi configurado com êxito.

Antes vamos testar se tem algum DKIM já configurado em nosso DNS.

Ao contrário do SPF, para consultar um registro DKIM temos que ter o seletor, seria algo como bidela.com.br:default, o seletor está após os “:“. Estou usando o seletor default, porque é esse seletor que geralmente os servidores DNS, em meu caso o provedor de hospedagem, usam quando feral a chave automaticamente.

Consultando registro DKIM no domino bidela.com.br

Mais uma vez vamos usar o MXToolBox.

Se a mensagem exibida após seu teste for positivo, com tudo verde, você já pode ir para o artigo seguinte, caso contrário, continue a matéria.

Como pode ser analisado meu teste não deu ok, então vamos gerar nossa Public Key.

Gerando nossa Public Key

Vamos usar outra ferramenta online DKIMCore para gerar nossa chave publica, com ela será possível registrar nosso DKIM em no Servidor DNS.

Entre com seu domino em Domain Name. Clique em Generate.

Na tela seguinte será infomado:

  • Sua chave Privada (Pivate Key) Faça download da chave e copie as cadeias de caracteres (criptografia) que usaremos mais tarde para cadastrar em nosso destinatários de email;
  • Sua chave Publica (Public Key) no Formato Bind 9 (essa chave que iremos utilizar);
  • Sua chave Publica (Public Key) no Formato Tinydns Format;
  • Sua chave Publica (Public Key) no Formato Raw format.

Como mencionado a chave publica gerada para o Bind que iremos utilizar, após alguns ajustes.

Copie somente o hash que está entre parênteses e colo em um bloco de nota, qualquer editor de texto, porém, de preferencia editor de texto simples e remova as aspas duplas, todas elas e as quebras de linhas.

"v=DKIM1;t=s;p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDe3eHvwOvEjkaFgkPKXuk+OsWo"
        "kFQ5Lmu7jjQkAIwJkkFJmrGnUIUEp0RQ4PutGg4UIS6pLs4EEZ2aEoc222vYaErm"
        "7BL1/KXQE9xQzkahFLEc6zWEDLmoFzRNxaEJmouMDiZCEvDxKABP2cFiY4CAvzAa"
        "gS9a9YKbFdv+Sqx2CwIDAQAB")

Seu hash tem que ficar nesse formato.

v=DKIM1;t=s;p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDe3eHvwOvEjkaFgkPKXuk+OsWokFQ5Lmu7jjQkAIwJkkFJmrGnUIUEp0RQ4PutGg4UIS6pLs4EEZ2aEoc222vYaErm7BL1/KXQE9xQzkahFLEc6zWEDLmoFzRNxaEJmouMDiZCEvDxKABP2cFiY4CAvzAagS9a9YKbFdv+Sqx2CwIDAQAB

Registrando DKIM no serviço DNS do nosso domínio

Acessando seu servidor DNS, com a zona do seu domino já aberta, vamos incluir um novo registro DNS com os seguintes parâmetros. No artigo anterior já expliquei os campos do cadastro do DNS, então vamos direto para as configurações.

Nome: 1637981245.bidela._domainkey.
TTL: 3600 (equivale há uma hora)
Classe: IN
Tipo: TXT
Valor: cole sua chave publica nesse campo.

Salva e vamos realizar nossa consulta.

Para consultar precisamos do seletor. O seletor é o conteúdo do campo nome do inicio até _.domainkey. Em nosso exemplo seria:1637981245.bidela

Vamos realizar um novo teste usando a ferramenta que geramos a Chave Publica DKIMCore. Antes de sair da página, não esqueça de salvar suas chaves privada e publica.

Agora falta mais dois passos, configurar o registro DNS DMARC e configura nossa chave privado em nosso servidor de email.

Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.

No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.

Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: