mascote_blog_bidela_wmi

WMI – Cláusulas Operadores de Consultas WQL

As consultas WQL

As consultas WQL não são muito diferentes da estrutura de consultas SQL. Mais adiante poderão perceber que além de ser bem parecida com SQL a sua interpretação básica nos suprirá na maioria das ocasiões.

Vamos relatar alguns exemplos para abrir nossos horizontes, com esses exemplos será possível realizarmos consultas especifica e bem direcionadas. Nos próximos posts iremos mostrar como será útil utilizarmos essas consultas para aplicar política de Grupo no Active Directory no recurso Filtro WM, com isso pode poderemos aplicar as GPO, por máquina, usuário, grupos site e as possibilidades são imensas.

Objeto de Consulta

As consultas de objeto são usadas para obter informações sobre os recursos do sistema. Aqui iremos dar alguns exemplos de modo a termos uma noção das possibilidades do que podemos usar e sua empregabilidade.

SELECT * FROM Win32_process

NameSpace comumente utilizado.

Namespace WMI: Root\Cimv2

Esta é provavelmente a consulta WQL que usaremos com mais frequência, ela é encontrada em vários artigos e livros de WMI. Essa consulta simplesmente obtém todas as instâncias de uma classe WMI chamada Win32_Process que representa os processos do Windows. Se você está interessado nas propriedades de Win32_Process, pode consultar a documentação oficial aqui .

Estipulando O Que Consultar

Clausula WHERE

SELECT * FROM Win32_process WHERE ProcessId = 608

Agora começamos a estipular o que deve ser consultado. Se você realmente não deseja que todos os processos do Windows sejam listados, pode qualificar sua consulta usando a cláusula WHERE. Esta cláusula tem a seguinte aparência:

WHERE PropertyName Operador PropertyValue

Exemplo: WHERE Nome = “bidela”

Onde Operator é um dos operadores relacionais WQL. A consulta acima retornará a instância do processo Win32_Process com ID igual a 608.

Consulta: Usando Operadores > (maior quê) e < (menor quê)

SELECT * FROM Win32_Process WHERE Priority > 8

Um dos operadores relacionais WQL é “>” (maior que). A consulta acima retorna todas as instâncias do Win32_Process com Prioridade maior de 8.

SELECT * FROM Win32_Process WHERE WriteOperationCount < 1000

Esta consulta retorna todas as instâncias de Win32_Process em que WriteOperationCount é menor que 1000.

Consulta: Operadores Negação

Select * From Win32_Process Where ParentProcessId <> 884
Select * From Win32_Process Where ParentProcessId != 884
Select * From Win32_Process Where Not ParentProcessId = 884

Todas as três consultas retornam instâncias Win32_Process onde ParentProcessId não é igual a 884.

Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.

No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.

Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: