mascote_blog_bidela_wmi

WMI – Introdução

Windows Management Instrumentation (WMI) é a implementação da Microsoft do WBEM, uma iniciativa da indústria que tenta facilitar a administração do sistema e da rede. O WMI foi introduzido com o Windows 2000 e, desde então, evoluiu para incluir dados sobre a maioria dos recursos do Windows, hardware e software, nos dias atuais conseguimos consulta uma gama “infinita” de informações em um ambiente com sistema operacional Windows usando o WMI.

Existem várias maneiras de acessar os dados WMI, e a maioria delas usa consultas WQL. Você pode usar uma gama de ferramentas para executar consultas WQL, das quais a mais acessível é uma ferramenta chamada WMI Test ( wbemtest.exe ) – ele é instalado com o Windows e podemos chamá-lo digitando wbemtest.exe no “Executar” (Tecla Windows+R).

Nesta postagem explanamos um breve tutorial que tenta lançar alguma luz sobre vários aspectos do WQL por meio de uma série de exemplos de consultas WQL, tento assim ampliar as possibilidades de uso da ferramenta. Agrupei as consultas por tipo. Se você tiver dúvidas ou uma consulta que gostaria de compartilhar, deixe um comentário no final da página.

Usando ferramenta consulta WMI nativa do Windows

A maioria das consultas apresentadas aqui obterá todas as propriedades do objeto WMI (por exemplo, SELECT *…) para tornar as consultas mais legíveis. Se você está familiarizado com SQL, provavelmente conhece a recomendação de nunca usar Select *(a menos que realmente precise de todas as colunas) para tornar as consultas mais eficientes. Não fui capaz de confirmar se a seleção apenas de propriedades específicas tem impacto na eficiência da consulta em WQL, mas você pode facilmente substituir * por nomes de propriedade deixando suas consultas mais objetivas.

O WMI Test ( Wbemtest.exe ) é uma ferramenta que fornece a funcionalidade básica para a execução de consultas WQL. Você pode executá-lo digitando ‘ wbemtest.exe ‘ na caixa Executar e tecle Enter, e acompanhe os slides.

Aqui explanamos uma breve descrição e funcionamento do WMI e a ferramenta nativa do Windows para teste.

O Namespace comumente utilizado e Root\Cimv2, porém, nada impede que você realize teste em outros objetos.

Mas a frente usaremos um punhado de consultas que dará mais amplitude a nosso campo de visão e de utilização da ferramenta. Essa propriedade pode ser explorada na hora de aplicar uma GPO, ferramentas de monitoramento, Zabbix é um ótimo exemplo, entre outras funcionalidades.

Se está gostando das postagens, se inscreva em nosso site para receber mais materiais de nosso blog, é grátis, você vai ser notificado quando novas postagens forem publicadas, recebendo assim mais conteúdos de qualidades e ainda vai dar aquela força pra nossa comunidade. E não esquece de compartilhar em suas redes sociais os botões estão no final desse página.

No final dessa página temos um campo onde você é bem vindo para deixar seus comentários. Pode ser uma opinião, elogios, críticas ou correções. Pode ficar a vontade para tirar suas dúvidas ou colaborar acrescentando algo que tenhamos deixado passar desapercebido.

Sua visita e feedback é muito importante para o nosso espaço.

1 comentário em “WMI – Introdução”

  1. Pingback: Windows 8 & 7 – Configurando Papel de parede área trabalho GPO – Blog do Bidela

Deixe uma resposta